Metabolismo

Você dizer o que é metabolismo? – muito se envolve sobre esse nome, mas talvez poucas pessoas saibam definir de fato qual a importância que ele representa para um emagrecimento eficiente.

Todas as vezes que tomamos um shake feito de whey protein, ou investimos em um prato balanceado de batata doce e frango grelhado, nosso organismo tende a realizar um maior esforço para conseguir processar todos os nutrientes que foram ingeridos.

Depois de algum tempo sem nos alimentarmos, os alimentos citados acima terão sido transformados em aminoácidos e também serão direcionados até a corrente sanguínea em forma de glicose. – A glicose é o principal combustível das células contidas no nosso corpo.

O corpo humano é bem parecido com uma máquina minuciosamente calculada! Nosso metabolismo consiste na digestão, absorção de nutrientes e no fim resulta em fonte de energia para as células – tudo isso está atrelado ao peso também!

Tudo o que você precisa saber sobre o que é metabolismo

Metabolismo é uma palavra derivada do Grego “metábole”, que quer dizer mudança! – Sua definição consiste na descrição de processos químicos que acontecem no nosso organismo.

Todo esse processo é responsável por nos manter respirando, andando e reconstruir as células que são responsáveis por todas as funções que garante plenamente a nossa vida. – Esse é um processo totalmente constante, que só é finalizando quando de fato morremos.

De maneira geral, nós simplesmente não existimos sem o processo metabólico.

 

Como ocorre o metabilismo?

O metabolismo é totalmente regulado por meio do sistema hormonal do nosso corpo, e os principais que merece destaque são os hormônios catabolicos adrenocorticotropina (ACTH) que resultada na secreção dos hormônios glucocorticoides, onde também há o cortisol. Já os hormônios anabólicos se referem aos hormônios do crescimento (GH), bem como a insulina e também a testosterona.

É importante salientar que as dietas ditas como rápidas, onde uma pessoa tende a perder somente gordura também acarretam uma considerável perda de massa muscular – alterando portanto o metabolismo! – esse é o famoso fenômeno chamado “efeito sanfona”.

Para que uma pessoa possa emagrecer de forma eficiente e saudável é preciso se levar em consideração uma ingestão calórica mais baixa e também incluir em sua rotina a prática de atividades físicas. Depois de um determinado período o corpo tende a se adequar a essa nova rotina, e passa a precisar de uma menor quantidade de energia para realizar as funções mais vitais, estabilizando dessa maneira o processo metabólico.

Quais os alimentos mais indicados para acelerar o seu metabolismo?

Alguns alimentos cumprem muito bem o papel de manter o sistema metabólico muito mais acelerado e contribuem para um emagrecimento saudável. Confira alguns deles abaixo:

  • Maçã: possui baixas calorias e contribui na perda de peso.
  • Água: além de hidratar o corpo ajuda a manter o processo metabólico ainda mais ativo e ainda contribui para uma sensação de saciedade.
  • Amêndoas: é uma ótima fonte de vitaminas e também de fibras. Agrega maior sensação de saciedade e um dos alimentos mais indicados pelos nutricionistas
  • Chá verde: um dos antioxidantes mais eficientes! Tem como função manter o processo metabólico mais ativo.
  • Iogurte: Os iogurtes de baixa caloria contribuem na perda de peso eficiente e possui elevados índices de cálcio.
  • Salmão: Além de fornecer o importante ômega 3 refere-se a um tipo de gordura fundamental para o corpo.
  • Pimenta: outro acelerador metabólico bastante eficiente e muito popular!
  • Gengibre: possui a função termogênica e contribui para a elevação do gasto energético, agregando uma maior queima de gordura.

Agora que você já sabe as principais informações acerca do metabolismo e como ele é importante para o nosso corpo, que tal começar a repensar o seu estilo de vida e começar a atribuir práticas mais saudáveis na sua vida? Certamente os resultados serão muito mais satisfatórios!

 

 

0 comp
Anteriores

Certifique-se que a maquiagem seja à prova d’água

Próximo

Cuidado com as recaídas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *